A rinite e sinusite são duas patologias que têm em comum alguns sintomas, sendo o mais incómodo, a congestão nasal. Podem surgir separadamente mas a sinusite pode ser ainda, uma complicação da rinite. 

A rinite ocorre quando a mucosa nasal fica inflamada – “nariz entupido”. A sinusite é, por outro lado, a inflamação do revestimento da mucosa. Os seios nasais ficam obstruídos com muco que dificulta ainda mais a respiração.

Se tem rinite (inflamação) a evoluir para sinusite, vai ter ainda mais inflamação com mucosidade. Por esta razão, é essencial logo que possível atuar sobre a rinite, de forma a que não se agrave nem progrida para uma possível sinusite. A prevenção é a palavra-chave do bem-estar. Ao prevenir impedimos que a rinite se instale ou que se desenvolva, porque atuamos na causa e aumentamos a capacidade imunológica.

Na teoria da medicina tradicional chinesa é explicada pela teoria YinYang e pelas funções do Qi. A acupuntura facilita que o corpo se autorregule. Os pontos utilizados permitem não só a desinflamação e a causa-base da rinite e/ou sinusite. No final de cada sessão é espectável que sinta mais facilidade a inspirar e expirar. A sessão de acupuntura deve ser realizada preferencialmente no início do quadro de rinite pois ao atuar mais cedo, a resolução é mais fácil e mais rápida. Quando o quadro se torna prolongado podendo até tornar-se crónico, a sua resolução é mais prolongada. 

A sessão pode ser constituída por varias técnicas, segundo a necessidade e sintomatologia de cada pessoa: acupuntura e/ou massagem Tui Na e/ou Ventosoterapia e/ou Moxabustão e/ou Escalda pés com reflexologia podal.

Faça o seu diagnóstico e um tratamento adequado. 

Cuide de si