Imunidade e Alimentação – COVID 19

A palavra de ordem, nos dias que correm, é DEFESA/ PREVENÇÃO. Defesa pessoal e social, PREVENÇÃO, para pandemia, declarada no dia de hoje, pela Organização Mundial da Saúde, que nos tem assustado nos últimos dois meses, o coronavírus COVID 19.
Esta nova estripe de gripe, COVID 19, é ainda pouco conhecida, o seu comportamento é ainda estudado, nomeadamente: veículo de contaminação/ transmissão; tempo de incubação, quer isto dizer, quantos dias são precisos até aparecerem as primeiras manifestações/ sintomas de doença; se o transmissor/ portador desenvolve “sempre” doença; quais os grupos de maior suscetibilidade; como devem agir os grupos de risco, concretamente os indivíduos com dificuldade respiratória, doença pulmonar obstrutiva crónica, asma, entre outros, devem estes já estar em isolamento? Será aconselhável a proteção, destes, com uso regular de máscara? Qual o tratamento mais eficaz, para quando uma vacina que nos permita no futuro mostrar maior resistência à presença deste novo vírus….
Tantas dúvidas…
A Direção Geral de Saúde, tem feito todos os esforços para informar e consciencializar da importância de hábitos de proteção pessoal: a lavagem e desinfeção, regular, de mãos e superfícies metálicas, o isolamento, o contacto via telefónica com as entidades médicas ou de assistência, o encaminhamento para hospitais com salas e equipas criadas para o apoio neste período.
A Equipa EM FORMA, vem por este meio, reforçar que a prevenção passa também por hábitos alimentares mais saudáveis. É de conhecimento de todos, que um intestino saudável é primeiro escudo para que a doença não invada o nosso organismo.
Por esta razão, deixamos-lhe 10 dicas que permitem aumentar a sua imunidade celular:
– Sopa de legumes (SEMPRE e às duas principais refeições);
– Folhas verdes, como a couve portuguesa, os grelos, os espinafres, o repolho, SEMPRE e, se possível às duas principais refeições
– Probióticos, como iogurtes e kéfir
– Inclua o ovo ao seu dia alimentar (na refeição ou no lanche)
– Consuma peixe rico em gordura ómega
– Evite/ elimine açúcares, alimentos açucarados e alimentos processados
– NADA de alimentos crus ou pouco cozinhados
– Ingira muitos líquidos, especialmente água
– Inclua curcuma, gengibre e chá preto
– Suplemente o seu organismo com vitamina D, selénio, Vitamina A, C e E

Resguarde-se, informe-se e defenda-se.

2020-10-27T15:17:06+00:00