A Pele de acordo com a Medicina Oriental

De acordo com a Medicina Oriental, através da pele do rosto conseguimos analisar os órgãos do corpo.

Sendo a pele um dos órgãos excretórios, é através deste órgão que conseguimos livrar-nos de toxinas. Uma das melhores formas de evitar as toxinas é através do que comemos, pois se as conseguirmos evitar não teremos de as
expelir. Quando, sobretudo, os rins e os intestinos não conseguem desempenhar as suas funções corretamente, a pele é sobrecarregada com ainda mais esta função.

A cada zona da face corresponde um ou mais órgãos, assim na prática oriental, uma determinada zona que apresente uma tonalidade diferente, aspeto rugoso, secura ou humidade, rugas vincadas, borbulhas constantes, indica uma tendência para desequilíbrios e o eventual desenvolvimento de doenças.

Sabe aquelas rugas verticais que se localizam na zona entre as sobrancelhas? Para a macrobiótica essas rugas representam um fígado em tensão.

Já reparou que muitas vezes pessoas com excesso de peso têm um cabelo baço e sem brilho? Apesar de, muitas vezes, essas pessoas consumirem muitas gorduras a verdade é que são gorduras que vão obstruir a circulação sanguínea e a correta distribuição de nutrientes pelo corpo.

O uso de produtos cosméticos pode melhorar muitas vezes os problemas de pele, unhas e cabelo, mas a verdade é que se se alterar a alimentação e o estilo de vida estaremos a combater a causa desses problemas, ao invés de somente aliviar sintomas. Sem contar que muitas vezes estes produtos contêm muitos produtos que são tóxicos
para a pele e que ao serem absorvidos têm efeitos nefastos em todo o organismo.

Pode conseguir um aspeto radiante e saudável através de uma alimentação correta e adequada a si e à sua condição de saúde. Experimente evitar as farinhas brancas, gorduras animais e processadas, produtos pré-cozinhados e embalados, açúcar, ingredientes que não sabe o que são, apostando numa alimentação mais natural e com mais produtos frescos, integrais, vegetais, da época e com um sabor natural.

Uma boa condição de saúde é alcançada através do equilíbrio. Alcançar uma beleza natural é bastante simples e depende de si e das suas escolhas diárias. Exercício físico, uma dieta equilibrada, cuidados e mimos diários, higiene e uma atitude positivas são essenciais para que o seu organismo funcione de forma correta e para que esse bem-estar se reflita na sua pele.

Francisco Rosário (Consulta de Macrobiótica)

Se quiser mais informações sobre a Consulta de Macrobiótica na Clínica Em Forma, pode ver AQUI

2019-03-15T11:08:40+00:00