- Faça sempre um prato dos 80/20. 80% de legumes, com baixo índice glicémico e 20% de gorduras e proteínas. Os legumes vão mantê-lo saciado durante mais tempo e a proteína e gordura garantem que não vai sentir fome. Por exemplo: Ovos mexidos com muitos legumes; frango grelhado com brócolos e pimentos vermelhos; carne com muita salada ou refogado de camarão com legumes.
- Ingerir muita água. Sabia que quando come hidratos de carbono e os armazena no seu corpo, este retém a água de uma forma bastante mais agressiva? Para ser mais específico, 450g de hidratos de carbono a mais no corpo, equivalem a que precise de mais 1,8kg de água. Por isso, evite os hidratos e beba muita muita água, para ficar hidratado e não fazer tanta retenção de líquidos.
- Água saborosa: Se não consegue beber muita água durante o dia, ou porque lhe custa, ou porque não gosta do sabor; veja esta receita muito saborosa e refrescante: Na liquidificadora, junte 1 litro de água, morangos (têm muita fibra); meia colher de canela (pois ajuda a acelerar o metabolismo) e sumo de lima. Isto irá ajudar o fígado a lidar com tudo o que se passa no seu corpo. Ou então beba chá que, nesta altura do ano, faz as delícias de muita gente.
- Jantares líquidos: Se comer uma refeição pesada ao jantar, os alimentos ficam no seu estômago e leva horas a fazer a digestão, somando centímetros à sua cintura. A sua barriga tem de se esforçar, ou seja, tem de fazer uma “directa”, para digerir a refeição. Mas, um jantar líquido, é fácil de digerir. O líquido percorre o seu trato de forma rápida e, desta forma, os alimentos não ficam parados, nem o fazem ganhar peso. O seu sistema digestivo acorda descansado! O melhor exemplo de um jantar líquido adequado, que permita uma digestão mais fácil, ao longo da noite, é a sopa.
- Petiscos: Os petiscos são o seu ponto fraco? Então hoje trazemos-lhe algumas dicas diferentes e mais saudáveis. Quando sentir a necessidade destes petiscos opte sempre por algo com proteína, pois irá travar a montanha russa de insulina em que o corpo fica ao consumir os alimentos errados. Escolha produtos com fibra, pois irão saciá-lo e mantê-lo cheio, durante mais tempo. Por exemplo, pode escolher framboesas com amêndoas; maçã com manteiga de amendoim (100% amendoim).
Viva em Forma! Por si, pela sua saúde…