No Natal NÃO faça dieta!

Partilha

Nesta altura do Ano parece complicado e até impossível fazer “dieta”! Para nós, Nutricionistas, é comum ouvirmos, embora em tom tímido, que é impossível seguir um plano, atingir um objetivo, neste período do ano! Mas, será que é mesmo impossível?

Nós, nas Clínicas EM FORMA, trabalhamos o ano inteiro para apoiar os nossos pacientes na realização e concretização de um estilo de vida mais saudável, com mais saúde e por consequente com mais auto-estima.

Nesta altura do ano… APOIAMOS OS NOSSOS PACIENTES DE FORMA A QUE VIVAM O NATAL EM FAMÍLIA, COM TUDO O QUE REPRESENTA O NATAL… As emoções, os aromas, os paladares, o convívio em família, os jantares de amigos… MAS, com algumas regras, não limitativas! Regras para uma melhor gestão de peso!

Na Consulta de Nutrição, para a reta final de ano, trabalhamos para o objetivo real, e bem sabemos que o objetivo deve ser equivalente ao envolvimento pessoal do paciente, ou seja, para o paciente que consegue perder peso, que por questões pessoais ou religiosas não vive o Natal, o objetivo poderá ser elevado e surpreendente para esta fase do ano. Mas, para o paciente que vive o Natal, em consulta trabalhamos um objetivo mais “tranquilo”, realçando que o primeiro objetivo para esta fase do ano é a MANUTENÇÃO do PESO ATINGIDO!

SIM, trabalhamos as escolhas, as estratégias alimentares para que possamos manter o peso até à entrada do novo ano!

Também é importante que o paciente se sinta um pouco mais “à vontade” nas regras a adotar para esta quadra! Como, se existisse um período de pausa, para depois, no novo ANO, definirmos em conjunto os novos objetivos, as novas metas!

É importante a envolvência da consulta com a quadra…não há “dieta” para esta fase do ano, há SIM conceitos, estratégias de gestão de peso que devem ser relembradas e trabalhadas para a fácil manutenção dos resultados obtidos até então.

Fica uma mão cheia de truques:

  1. Nunca saltar o Pequeno Almoço equilibrado.
  2. Não estar sem comer mais de 3h
  3. Em 7 dias da semana, 3 devem ser de sopa (é claro que os restantes, que podem ser os jantares de Natal, devem ser equilibrados e caloricamente manipulados – Menos hidratos de Carbono, mais proteína)
  4. Água e chás…muitos chás! Que desintoxiquem e que “roubem” algum apetite.
  5. Caminhar, caminhar, Caminhar!

O que vos parece?

Nada difícil, certo?!

Feliz Natal 🙂

2018-12-18T12:03:36+00:00