Skip to content

A verdade é que nos últimos anos, a Alimentação Cetogénica ganhou muito destaque devido à rápida perda de peso que proporciona e à sua eficácia numa base fisiológica e bioquímica sólidas na melhoria de vários parâmetros associados ao risco cardiovascular, que é possível devido à presença de corpos cetónicos, sendo estes o resultado da destruição das células de gordura.

Tem sido utilizada como tratamento em algumas doenças, como a Epilepsia (com redução de 50% das crises), na Diabetes tipo II e algumas doenças do foro neurológico.

Assim, O que são as Cetonas?

São pequenas moléculas produzidas pelo fígado, quando o organismo se encontra num estado metabólico chamado cetose.

A Cetose é um processo no qual o organismo utiliza a gordura como fonte de energia, quando não tem disponível hidratos de carbono suficientes para poder “queimar”. Desta forma, quando a ingestão de hidratos de carbono se torna escassa, o fígado decompõe as gorduras em corpos cetónicos (cetonas) que irão ser utilizados como fonte de energia alternativa.

A Cetose é induzida através de uma alimentação rica em gorduras e baixa em hidratos de carbono. A restrição de Hidratos de carbono implica a redução ao máximo do consumo de pão, arroz, massa, leguminosas e quase todas as frutas, privilegiando o consumo de Carne, Peixe, Ovos, Lácteos, Gorduras vegetais, Hortícolas, Frutos secos e Sementes, alimentos que também estimulam a imunidade.

Esta restrição pode variar para cada individuo, mas será uma restrição de 50g até 20g de HC (Hidrato Carbono)/ dia, consoante cada caso, e elevado teor de gordura (60-80% do VET- Valor Energético Total).

Quais as Vantagens da Alimentação Cetogénica?

– Promover a utilização de gordura armazenada como Energia;

– Reduzir o apetite, as cetonas reduzem a produção da hormona da fome (Grelina);

– Reduzir os níveis de insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue, e melhorando a sensibilidade à insulina, diminuindo o armazenamento de gordura;

– Manutenção de massa muscular, por aumento do consumo de gorduras saudáveis que impedem a oxidação das proteínas;

– Reduzir a retenção de líquidos, eliminando o excesso de água, levando a uma rápida perda de volume.

É essencial que haja sempre um acompanhamento de um nutricionista, para que possam ser feitas as adaptações necessárias ao resultado pretendido e de acordo com a individualidade de cada pessoa.

E as Desvantagens?

Pode originar alguma obstipação, alterações de humor, sono, dor de cabeça ou aumento da sede.

Assim, é muito importante que haja sempre um acompanhamento de um nutricionista, para que possam ser feitas as adaptações necessárias, ao resultado pretendido e de acordo com a individualidade de cada pessoa, minimizando alguns pontos menos positivos.

Nutricionista Carla Castrelo

Back To Top