É preocupante a falta de Qualidade de Vida da maioria da população portuguesa após os…
A primeira semana de início de aulas com apresentações, brincadeiras, descontração, novas amizades e muitas risadas, já pertence ao passado… O início do Ano Letivo acontece realmente esta semana: preparar o material escolar, o equipamento e alimentação são as principais preocupações organizacionais, de todos os pais, todas as noites.
É tempo de estudo, concentração, raciocínio, memória e aprendizagens, e a alimentação saudável dá uma ajuda preciosa. Assim como pode aliviar a ansiedade, stress e angústia dos primeiros dias cheios de novidades, novos amigos e rotinas, inerentes a uma nova realidade (adaptação).
Cada vez mais, pais, educadores e instituições de ensino, mostram interesse e esforço em colocar à disposição dos alunos opções alimentares mais saudáveis. Porém, preparar a marmita e levá-la para a escola é uma garantia de alimentação saudável, pobre em açúcares, gorduras e sal, agentes nutricionais responsáveis pelas doenças da nossa sociedade e cada vez mais dos nossos jovens: excesso de peso/obesidade, diabetes, colesterol, doenças cardíacas, depressão, entre outras.
Fica uma ideia para MARMITAS, de meio da manhã e/ou meio da tarde, essenciais para um regresso às aulas cheio de fibra, vitaminas e alimentos saudáveis, ricos em cor e vitalidade:
- Panqueca de farinha de aveia e amêndoa, com mel e maçã verde
- 1 peça de fruta com frutos secos – amêndoas, nozes, avelas, sementes de girassol e pevide de abóbora
- Gelatina com queijo quark
- Iogurte magro com muesli sem açúcar
- Batido de iogurte com fruta e sementes de linhaça
- Sandes de pão de centeio com manteiga de amendoim e alface a acompanhar com um chá
- Um ovo cozido
Promover hábitos alimentares saudáveis, quanto mais tenra idade, maior o sucesso e adesão a estas mesmas práticas.
Para todos, um excelente início de ano letivo!