Depois das festas de Natal e Ano Novo (dias em que abusamos nos alimentos que não são muito saudáveis e que não fazem parte da alimentação do nosso dia a dia), é comum ouvir as promessas de mudança para o início do Novo Ano.

No que toca a alcançar um peso saudável e desintoxicar o organismo de todos os “estragos cometidos”, quanto mais cedo, melhor, e qualquer perda já é um ganho.

Comece hoje mesmo e para isso opte por uma alimentação detox nos próximos 2-3 dias.

Este tipo de alimentação vai ajudar-nos a eliminar o que foi ingerido em excesso no período festivo.

Assim deve optar por chás e sopas que ajudam a limpar e a desinchar o organismo (são alimentos leves e mais diuréticos), além de saciantes e reconfortantes, contribuem para eliminar as toxinas acumuladas e diminuem a desagradável sensação de inchaço.

Os chás devem ser infusões funcionais, com propriedades diuréticas e queima gorduras como: chá verde sem cafeína, cavalinha, dente de leão, chá vermelho, chá de hibisco, entre outros.

Beber no mínimo 1,5L a 2L de água ou tisanas/ chás ao longo do dia.

Já as sopas, devem conter os seguintes vegetais: abóbora, tomate maduro, beringela, cebola, alho, curgete, couve-flor, pois têm propriedades fitoquímicas naturais, capazes de facilitar a ação das enzimas hepáticas, promovendo a depuração do organismo.

Com estes cuidados vai conseguir deixar o organismo mais leve e livre de toxinas, desinflamando-o.

Durante os dias de Desintoxicação evitar:

– Gorduras (especialmente as gorduras saturadas e/ ou hidrogenadas – a margarinas por ex.);

– Molhos embalados, temperos e alimentos industrializados (fumados, salgados, etc. );

– Alimentos fritos, pré-fritos;

– Lácteos gordos ou meio gordos (inclusive manteiga);

– Farinhas refinadas (pão branco, bolos, biscoitos);

– Carnes vermelhas (vaca, porco, cabrito);

– Bolos de pastelaria;

– Bebidas alcoólicas.

O conceito na Alimentação Detox é beber bastante água/chás não açucarados, reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e proteína animal, bem como todos os produtos processados e dar preferência aos vegetais consumidos in natura, como frutas e vegetais crus e orgânicos.

Além disso a prática de exercício físico (como uma caminhada diária de 30-45min ou andar na bicicleta estática por 20-30 min) é extremamente benéfica para compensar um período de maior sedentarismo.

Experimente as Massagens reafirmantes e a Drenagem linfática. São muito benéficas em todo o processo de desintoxicação.

Após este período de Desintoxicação (que deve ser curto – pois uma alimentação muito restritiva por muito tempo, promove carências nutricionais e desacelera o metabolismo), deve optar por uma alimentação equilibrada que combine alimentos com proteínas, gorduras, hidratos de carbono e fibras, além da ingestão de água/ chás, fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Consumir diariamente uma vasta gama de produtos de origem vegetal (cereais integrais, fruta, legumes, sopa), limitar o consumo de gorduras, com especial atenção nas gorduras saturadas (óleos de coco, de palma, gorduras hidrogenadas), diminuir o consumo de produtos feitos com cereais refinados (farinhas brancas, glúten), moderar o consumo de

sal (optar pelas ervas aromáticas e especiarias), consumir com muita moderação alimentos açucarados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são práticas a adotar para o Novo Ano.

Desejamos-lhe um Ano Novo, pleno de energia e vitalidade!

Clinicas Em Forma

Nutricionista Carla Castrelo