Fim de ano sem culpas

Além do Natal, o mês de Dezembro traz outra tradição à volta da mesa: a Passagem de Ano. E neste ano de 2020 tão atípico para todos, e que muitos de nós vamos passar em casa, deixo-lhe algumas dicas nutricionalmente equilibradas para a noite de Passagem de Ano. Embora pareça “missão impossível” resistir às tentações, pode sempre fazer trocas saudáveis. Equilibrio é a palavra chave para as festas de final de ano, e com alguns cuidados é possível manter o controlo e não exagerar.

Pode investir nas entradas. Irá fazer com que coma uma menor quantidade do prato principal, e a adotar escolhas mais acertadas, evitando as calorias extra.
– Optar por um Caldo verde, utilizando chuchu, curgete ou couve-flor no lugar da batata. É uma ótima entrada ou para uma ceia reconfortante.
– Frutos secos ao natural ou tostados no forno como, por exemplo, amêndoa, noz, avelã, pistácio, pinhão, caju ou amendoim, são ricos em vitaminas, minerais e em fibras que ajudam a promover a saciedade. Mas, atenção às porções! 1 punhado é o aconselhado.
– Marisco cozido, grelhado ou assado no forno com alho, limão e ervas aromáticas ou gengibre, sem adição de gordura são uma ótima opção.
– Canapés com base de tosta integral ou pão escuro, com legumes como tomate, pepino ou pimentos, por exemplo, e proteína como atum em água, queijo fresco, queijo fundido light, queijo de barrar light, queijo quark ou ovo cozido. Polvilhar com sementes de linhaça, chia ou papoila e ficarão uma delícia!
– Palitos de legumes, como pepino, cenoura ou curgete, com patés feitos com iogurte natural ou queijo de barrar light em vez da tradicional maionese;

Incluir alimentos verdes /laranjas na sua ceia de ano Novo. Eles dificultam a absorção das gorduras, o que é muito benéfico. Incluir na forma de salada, a vapor, salteados, no forno, como acompanhamento do prato principal.

Moderar o consumo de bebidas alcoólicas. O tradicional champanhe, assim como o vinho não devem ser consumidos em excesso. Intercalar a ingestão de uma bebida alcoólica com água, ajuda a evitar a “ressaca” do dia seguinte e mantém o organismo hidratado.

Evitar de todo os refrigerantes, pois não incluem quaisquer benefícios para a saúde, além de aumentar os níveis de açucar no sangue. Preferir águas aromatizadas ou um chá de ervas sem açucar.

Não abusar dos doces! – reduzir para metade a dose que vai comer, de modo a permitir-se provar de 2-3 iguarias, preferencialmente após um prato principal.

E para evitar o desperdício – alimentar e financeiro – deve seguir estas 4 Recomendações:
– Fazer o planeamento dos vários pratos que irá confecionar, tendo em conta o número de pessoas e os seus gostos e assim conseguir prever a quantidade de alimentos necessária;
– Verificar os alimentos necessários para o Reveillon que já tem em sua casa;
– Elaborar uma lista de compras com as quantidades necessárias de cada alimento;
– Optar pelos alimentos a granel, sempre que possível, de forma a poder trazer a quantidade mais próxima possível daquilo que precisa.

Como Sugestão este Menu de Final de Ano e verá que não se vai arrepender!

Menu Saudável de fim de ano

Entrada – Rolinhos de Atum Lowcarb

NOTA: Pode utilizar frango, salmão fumado, camarão, etc.

Ingredientes (dá para vários):

2 ovos
1colh sopa de água
1 colh sopa de salsa picada
1 colh sopa de cebola picada
1 abacate pequeno
2 latas de atum (conserva ao natural)
1 colh sopa de maionese light ou queijo philadelphia light
rúcula ou agrião ou alface a gosto
1 colh café de sumo de lima
pitada de sal

Elaboração:

Colocar num liquidificador os ovos, salsa picada, a cebola picada, a água, pitada sal.
Num recipiente anti-aderente e já quente colocar a massa em porções e deixar cozinhar 1 min e virar. Repetir o processo até terminar a massa.
Cortar um abacate, adicionar uma pitada de lima e esmagar com um garfo.
Temperar com pitada sal e pimenta. Adicionar um pouco de maionese light ou queijo philadelphia light e barrar os crepes.
Adicionar rúcula ou agrião a gosto.
Por fim colocar o atum (depois de escorrido) e enrolar. Cortar os crepes em pequenos rolos (tipo sushi).
Servir num prato.

Prato Principal – Perú em cama de Ananás

Ingredientes (2 pessoas):

2 bifes de perú
Metade de um ananás/abacaxi ao natural
10 camarões médios
2 colh sopa de sumo de limão
2 colh sopa de coentros picados
1 colh sopa de sumo de lima
1 colh sopa de alho picado
1 cebola pequena picada
150ml de leite de coco light
1 colh chá de curcuma
½ colh chá de pimentão doce
½ colh café de gengibre em pó
4 colh sopa de azeite
Pitada sal, pimenta q.b.
Queijo mozzarella ralado
Orégãos (opcional)

Elaboração:

Cortar os bifes de perú em pedaços e descascar os camarões. Temperar separadamente de igual modo com sumo de limão, pimentão doce, gengibre, alho picado, sal e pimenta. Reservar e colocar 30min no frigorifico (aprox.).
Cortar o ananás ao meio, retirar o interior do ananás com a ajuda de uma faca e cortar em cubinhos.
Num recipiente adicionar o azeite, o perú, a cebola picada. Deixar dourar aprox. 3-4 min e adicionar os camarões. Envolver e depois colocar o ananás, mexer, juntar o leite de coco, a curcuma e o sumo de meia lima e deixar engrossar ligeiramente. Adicionar os coentros. Retirar do lume e colocar o preparado na casca do ananás. Polvilhar com queijo mozzarella ralado e orégãos.
Levar ao forno a 180º durante 15-20min e está pronto a servir.
Acompanhar com uma Salada de folhas verdes (alface, rúcula, agrião).

Sobremesa – Mousse Sem Açucar

Ingredientes (dá para 3 taças):

2 abacates maduros
3 colh sopa de cacau magro
3 colh sopa de leite de amêndoa ou de água
2-3 tâmaras picadas

Elaboração:

Bater todos os ingredientes com a varinha mágica. Pode polvilhar com noz/ amêndoa picada.
Servir.

VOTOS DE UM ANO NOVO CHEIO DE
PAZ, SERENIDADE, SAÚDE E COM EQUILIBRIO NA BALANÇA!

Nutricionista Carla Castrelo
Clinicas em Forma

2020-12-30T14:08:31+00:00