O que são ANTIOXIDANTES

Já se tornou usual ouvirmos, especialmente no grupo de amigas, que devemos fazer antioxidantes; que o fumo do tabaco é fonte de radicais livres; que a poluição favorece o envelhecimento das células por permitir, devido aos seus agentes, a oxidação destas.
Mas a que se deve esta ação tão temida?
O radical livre é uma molécula muito reativa, que propicia a oxidação de outras células, desencadeando uma reacção em cadeia. A reação de oxidação, para além de alterar a célula, danificando-a, pode até mesmo conduzir à sua morte. Daí resultam perturbações no funcionamento da célula e até mesmo do órgão. É de referir que este processo está inerente à vida, mas em quantidades excessivas ou não controladas está relacionado com várias doenças e estados crónicos, como cardiopatias, diabetes, doença de Parkinson e Alzheimer, entre outras.
Além de outras moléculas conhecidas como radicais livres, em especial as moléculas de comportamentos de adição, como o tabaco e também o açúcar, o maior radical livre, é sem dúvida, o oxigénio, o qual não podemos evitar. Parece estranho, mas o que acontece, é que sempre que inspiramos transportamos moléculas de oxigénio que, devido à sua composição físico-química, nomeadamente ao nível dos seus electrões, favorece a oxidação celular, causando o que se define por stress oxidativo.
Depois desta introdução, parece-nos evidente a importância da toma de ANTIOXIDANTES. Mas, o que são Antioxidantes? E onde se encontram?
O Antioxidante é uma molécula capaz de reduzir a oxidação de outras moléculas. Trata-se de um agente de redução.
Os Antioxidantes encontram-se em vários alimentos, nomeadamente em frutas e vegetais. São componentes bioativos responsáveis pela sua cor e sabor. O Padrão Alimentar Mediterrânico é o mais rico nestes componentes.

Já comeu fruta hoje? E vegetais? Acha que tem uma alimentação saudável e colorida? Sofre excesso de peso/ obesidade?

Se pretende evitar a doença e tratar a sua Saúde, procure acompanhamento Nutricional.
Marque a sua Consulta de Nutrição e Avaliação Nutricional nas Clinicas EM FORMA.

2020-10-27T15:17:31+00:00