Sal e Açúcar

Partilha

sal-acucar

Já são conhecidas as desvantagens da utilização do sal e do açúcar em excesso. Além de poderem contribuir para a origem de várias doenças, ainda estão associados à obesidade e ao vício. Sim, ao vício. Quanto mais açúcar e sal consumir, mais o seu corpo lhe vai pedir; ou, neste caso, a sua mente (que já está habituada a estes “petiscos”).

Mas sabia que, segundo um estudo recente, concluiu-se que o açúcar é mais perigoso do que o sal? O sal é mau para a pressão arterial, como já é conhecido, contudo, os alimentos enriquecidos com açúcar conseguem superar o sal (no assunto da pressão arterial). Além disso,  estes alimentos podem também entupir-nos as artérias.

E porque é que falámos do sal e do açúcar, ao mesmo tempo; e visto que são coisas diferentes? Porque a maioria do sal na sua alimentação é obtida por meio de comidas processadas, as quais também são ricas em açúcar.

Dicas:

  • Vá reduzindo, pouco a pouco (se não conseguir logo de forma rápida) o consumo do sal e do açúcar.
  • Atenção: normalmente, quando reduzimos o consumo de um alimento, substituímo-lo por outro. Portanto, tenha cuidado e não deixe que isso aconteça consigo. Por exemplo, reduz no sal, mas depois come mais alimentos com açúcar. Não!! Reduz no sal, assim como no açúcar.
  • O sal retém a água, por isso, deve comer alimentos que expulsem essa água. Adicione à sua alimentação duas doses dos seguintes alimentos: kiwi, tomate, melancia, espargos e/ou aipo. Faça-o, pelo menos, durante dois dias, para libertar esse sal e essa água do seu corpo.
2015-02-25T21:26:05+00:00