Novo Ano Letivo | Vamos pensar em Lancheiras Saudáveis?

As férias terminaram, começam agora os primeiros preparativos para o regresso às aulas: tentar regularizar o período de descanso noturno, voltar às rotinas de leitura, preparar manuais, mochilas, estojos…e a Lancheira!

Começam agora as “dores de cabeça”, para muitos pais, relativamente ao que enviar de lanches para os mais novos. Não é uma tarefa fácil, requer aprendizagens e método.

Deixo-vos algumas dicas:

  1. Converse com a criança sobre a importância de lanches que melhorem a memória, o raciocínio e que lhes dê energia para o dia de brincadeiras e aprendizagens constantes.
  2. Deixe a criança escolher a sua lancheira. Que seja ao seu gosto, dentro sempre das possibilidades económicas.
  3. Elaborem em conjunto um menu semanal, onde deve constar um dia para um lanchinho com um miminho ao gosto da criança.
  4. Se a idade da criança o permitir, combine com ela, que será da sua responsabilidade a organização da lancheira. Que deve pensar no que vai ingerir a meio da manhã e nos lanchinhos da tarde, para que não fique com fome, até que os pais/ avós o possam ir buscar. Aproveito para relembrar, que há manhãs longas e tardes longas, que exigem mais que um lanchinho para estes períodos.
  5. Combine um dia para compras de alimentos para os lanches. Vá apenas com este propósito, passeie com a criança pelos vários corredores, sugira e aceite sugestões. Insista nas opções saudáveis. Insista na experimentação de novos alimentos. Vá sem pressa. Vejam com calma iogurtes, sumos de fruta, frutos secos, tostas, queijinhos, pão mais escuro, cereais de colocar no iogurte, gelatinas ou outras sobremesas com redução de açúcar, que possam ser adicionadas por exemplo nos iogurtes naturais. Vejam as bagas.
  6. Inclua sempre fruta fresca.
  7. Inclua um dia para um vegetal fresco, por exemplo a cenoura.
  8. Experimente o ovo como uma opção a ter em conta.
  9. Não se esqueçam da água!
  10. Fale com o Professor ou Diretor de Turma, este pode ser um ótimo agente de orientação de todos os alunos. Proponha ações de esclarecimento para pais e alunos sobre boas praticas alimentares em idade escola. Proponha no meio escolar ações de workshop sobre preparação de lanches saudáveis.

 

Deixo um exemplo para vossa inspiração:

Meio da Manhã1: Pão de cereais ou alfarroba ou centeio, com queijo ou fiambre de aves, a acompanhar sumo concentrado de fruta.

Meio da Manhã2: 1 iogurte com noz e maçã

Meio da tarde1: frutos secos – amêndoa, noz, avelã, sementes de girassol, bagas de goji a acompanhar uma peça de fruta

Meio da tarde2: uma panqueca (confecionada com banana, para que seja esta a fonte de sabor doce, e farinhas integrais como a farinha de centeio ou alfarroba) com iogurte

Bom Regresso à Aulas!

Ana Filipa Baião

Nutricionista Clínicas EM FORMA

2019-09-17T11:13:37+00:00