Diabetes2020-10-02T16:16:07+00:00

A Diabetes tem-se multiplicado nos últimos anos, fruto do estilo de vida acelerado da sociedade em que vivemos. É uma doença traiçoeira porque a Diabetes tipo 2 nos primeiros anos não costuma dar sintomatologia mas ao fim de alguns anos pode trazer de forma irreversível alguns problemas e todos eles muito graves, desde o glaucoma diabético, à insuficiência na circulação periférica que pode levar à amputação.

A melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitar álcool, tabaco e outras drogas). A obesidade está estreitamente associada à diabetes tipo 2.

Controle o seu peso e evite doenças crónicas como é o caso da diabetes

Tipos de diabetes

Com a diabetes tipo 1 as células do pâncreas deixarem de produzir insulina, o que implica o tratamento com insulina para toda a vida.

A diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, associa-se ao excesso de peso, à obesidade, a questões de alimentação e exercício físico. O pâncreas é capaz de produzir insulina, mas os hábitos alimentares e estilos de vida pouco saudáveis tornam o organismo resistente ao seu desempenho.

Consulta de diabetes

A Drª Odete Pantaleão, médica da APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, é a responsável pela consulta de diabetes das Clínicas Em Forma e faz acompanhamento de diabéticos, pré diabéticos e de pessoas com excesso de peso, evitando que venham a fazer parte das estatísticas da obesidade.

Qualquer gordura em excesso é um fator de risco para a diabetes. A gordura abdominal é particularmente grave para a saúde, por isso é preciso controlar e evitar o estado de obesidade. Desta forma, reduzir o peso ajuda a controlar a diabetes.

Diabetes

A obesidade e a diabetes podem estar ligadas. Contacte-nos para uma consulta de diabetologia.

As Clínicas Em Forma, com mais de 20 anos de experiência, são uma referência na área da saúde. Melhore a sua relação com o seu corpo, recupere saúde e aumente o seu bem-estar.

Faça uma Marcação