Dia Internacional sem Dieta nasceu em 1992, quando a inglesa Mary Evans, fundadora da associação “Diet Breakers”, após ter sofrido de anorexia, resolveu lutar contra a indústria das dietas. É simbolizado em vários países com um laço azul. Este dia tem como objetivo consciencializar para os perigos das dietas radicais e para promover uma alimentação saudável e equilibrada.
Alerta ainda para a aceitação do corpo e questiona o conceito de corpo “perfeito”.

 

Vários são os artigos que escrevemos sobre a importância de uma alimentação equilibrada durante todo o ano, deixando espaço para as asneiras que se possam fazer naturalmente (e fazem). Com equilíbrio as coisas são, certamente, mais fáceis e com resultados mais duradouros. O grande problema é que as pessoas querem resultados rápidos, onde haja o mínimo esforço possível. Nesse caso, “agarram-se” às dietas da moda, que prometem mundos e fundos… Hoje é a dieta líquida, amanhã é a dieta da fruta e depois será a dieta só com proteína… O organismo até pode responder, e claramente que até pode emagrecer, contudo, essa não será a forma mais saudável de perder peso e, na maior parte dos casos, o peso voltará sempre – porque não houve uma reeducação alimentar.

 

Dicas para uma vida mais saudável e equilibrada

  1. Coma um bom prato de salada ou de sopa, antes do prato principal, para se sentir mais saciado.
  2. Não faça as refeições em pé ou em frente à televisão. Sente-se em um local tranquilo e faça desse um momento de prazer.
  3. Faça exercício físico.
  4. Arranje um amigo para fazer exercício físico consigo, por exemplo, e ser uma forma de se motivar (ainda mais).
  5. Durma bem e o número de horas suficientes para um adulto. Muitos estudos associaram a falta de descanso ao excesso de peso.
  6. Escove os dentes logo após a refeição. Isso ajuda a que não coma um docinho ou outro…
  7. Pode trocar o prato da refeição principal, o típico prato grande, por um prato de sobremesa. Assim, comerá menos quantidade.
  8. Prefira alimentos frescos.
  9. Troque os fritos pelos assados.
  10. Troque os refrigerantes pela água.
  11. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.
  12. Faça lanches entre as refeições. Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo e evita que coma demasiado às refeições.
  13. Troque o elevador pelas escadas.
  14. Faça refeições mais ligeiras ao jantar.
  15. Comece o dia com um bom pequeno almoço.
  16. Sorria mais.
  17. Não deixe de comer nenhum grupo da pirâmide alimentar.
  18. Mantenha a saúde em dia, faça check ups.
  19. Mexa-se mais!
  20. Seja feliz!