Natal, “Réveillon”, os jantares de empresa, as comemorações com os amigos, enfim, demasiados compromissos gastronómicos para o nosso estômago. O corpo fica castigado pelos excessos e pede socorro para começar o Novo Ano em forma.

A primeira etapa é acertar o nosso relógio interno, com o descompasso que saiu da rotina durante a quadra festiva. A privação do sono, tão comum nas épocas festivas, desequilibra o organismo e o nosso sistema nervoso passa a funcionar de forma ineficaz, gerando alterações de humor e sinais depressivos (a ressaca física vem acompanhada de uma ressaca mental).

O efeito das toxinas no corpo, manifesta-se de várias formas. Sintomas como o inchaço, ansiedade e cansaço devem-se à sua presença no organismo. É o momento para dar um descanso ao organismo. Não se trata apenas de perder os quilinhos que se ganhou, mas sobretudo libertar as toxinas acumuladas, desintoxicar e devolver ao corpo o bem-estar e o equilíbrio perdidos durante estas festas.

O primeiro passo é voltar à rotina alimentar e retomar os horários habituais das refeições.
– Organize-se de forma a começar bem o dia – faça uma lista de produtos que necessita.
– Faça um pequeno-almoço equilibrado, um almoço proteico e um jantar ligeiro, bem como um snack a meio da manhã e outro a meio da tarde.
– Reparta os alimentos por 5 refeições. É mais benéfico do que saltar uma delas. Quando não ingerimos alimento o Metabolismo basal fica inibido e queima poucas calorias, fazendo exactamente o contrário do que se pretende – em vez de emagrecer, pode inclusivamente engordar.
– Evite o consumo de alimentos pré-confecionados e não consuma alimentos fritos e refogados.
– Inicie as refeições com uma Sopa de legumes (no caso do prato, privilegiar o Peixe). Evite as entradas.
– Leia os rótulos dos alimentos, atenção ao teor de açúcares, gorduras e sódio (sal).

Para Reequilibrar o organismo devemos iniciar um tratamento depurativo. Numa alimentação depurativa é aconselhado consumir frutas e verduras, porque são as melhores aliadas para eliminar toxinas, além de alguns alimentos integrais. É desaconselhado o consumo de álcool, produtos lácteos gordos, carnes vermelhas e alimentos processados.

Alimentos que “Limpam”:

Frutas depurativas – Maçã, limão, laranja, morangos, cereja, ameixa, melancia, kiwi, papaia.

Verduras depurativas – Alcachofra, funcho, espargos, salsa, agrião, couves, beringela, abóbora, alho, cebola, alho francês.

Chás calmantes e diuréticos – verde sem cafeína, hibisco, dente de leão, camomila, cavalinha.

Numa Dieta depurativa (pode ser feita durante uma semana):

– Reduzir o consumo de carne (especialmente vermelha).
– Os lácteos devem ser magros e Bio, sobretudo o iogurte/ kefir, para ajudar a
regenerar a flora intestinal.
– Aumentar o consumo de frutas e legumes (crus ou cozinhados), pelo seu teor
em fibras e vitamina C.
– Preferir sempre frutas e legumes da época, pois estão menos sujeitas a ação de
adubos e pesticidas.
– Não ingerir fritos e molhos.
– Utilizar confeções com o mínimo de gordura (cozer, grelhar, assar no forno).
– Não ingerir margarina e manteiga.
– Substituir por completo o consumo de refrigerantes, gaseificados, por um batido detox.
– Não ingerir álcool.
– Não ingerir alimentos processados, pré-cozinhados, enlatados de carne.
– Reduzir a utilização de sal. Optar pelas ervas aromáticas.
– Beber pelo menos 1,5L a 2L de água ou chá por dia.
– Mastigar bem os alimentos. Evitar comer de pé e em frente à televisão.
– Os chás cavalinha, dente de leão, verde sem cafeína, são ótimos para combater a retenção de líquidos, reduzir volume abdominal pelas suas propriedades diuréticas e depurativas (pode substituir a água pelo chá).
– Evitar o consumo de doces.

NOTA: Crianças, adolescentes, grávidas e lactantes não devem seguir uma alimentação depurativa sem acompanhamento nutricional.

Exemplo de Menu Desintoxicante

(Eliminar toxinas, gorduras em excesso
e outras substâncias que o organismo não necessita):

Pequeno-almoço – Batido: 1 rodela de ananás, 1 punhado de mirtilos, 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça moída, água ou chá a gosto, pitada de canela.

Meio da Manhã – 1 cenoura crua

Almoço – 100g de Peixe ou Carne branca (frango, peru, coelho) +
Salada de folhas verdes (alface, rúcula espinafres) ou Legumes (cozidos/ a vapor/ salteados)

Lanche – 1 peça de fruta (kiwi, tangerina, maçã verde, abacaxi) + 6-8 amêndoas c/ pele (sem sal)

Jantar – Sopa de Legumes (sem batata, sem cenoura) c/ 1 colher sopa de sementes de chia

Ceia – Chá sem açúcar

A atividade física é também uma boa forma de desintoxicação e fortalece o sistema imunitário. Nunca é tarde para começar. Comece por fazer caminhada de 30-45min por dia de modo a queimar as calorias ingeridas. Pode também inscrever-se num ginásio, em aulas de grupo, dança, etc.

Votos de um 2023 pleno de vitalidade!

Clinicas em Forma

Nutricionista Carla Castrelo