É preocupante a falta de Qualidade de Vida da maioria da população portuguesa após os…
Acupuntura para Bebés sem agulhas ou Terapia Japonesa Pediátrica Shonishin. Como Funciona? O Drº Marco Vieira, especialista em Medicina Tradicional Japonesa, explica-nos já de seguida.
Sho significa “pequeno”, Ni “criança ou bebé” e Shin “agulha”, podendo ser traduzido por Acupuntura ou agulha para crianças e bebés.
Dúvidas mais comuns:
- Como os meridianos ainda não se encontram bem formados, o tratamento é feito por áreas ou zonas e não em pontos como em adultos ou jovens.
- Não é necessária a utilização de agulhas.
- Utilizam-se utensílios específicos e adequados para cada zona a tratar do bebé ou criança.
- Esta terapia é completamente indolor e até é bastante agradável.
- É utilizado para ministrar esta terapia um aparelho de laser médico classe 3b de baixa frequência e intensidade.
- No fim são aplicados adesivos com pequenas esferas metálicas e magnéticas (Ginryu) em pontos específicos de modo a “energizar” e estimular os órgãos e meridianos da criança.
- Dado que as crianças e bebés têm o sistema imunitário muito “forte”, a reação ao tratamento normalmente é muito rápida relativamente ao resultado num adulto.
- Outra vantagem desta terapia é a possibilidade de ser feita em recém nascidos a partir de 3 dias de idade.
- Nesta terapia também se obtêm excelentes resultados exercendo pressão em determinados pontos e zonas do corpo da criança ou bebé (Shiatsu).
- Pelo fato de ser indolor e não serem utilizadas agulhas, esta terapia conta com cada vez mais adeptos também por parte de jovens e adultos (Teishin).
Tratamentos pediátricos mais comuns:
- Problemas de pele e irritação cutânea.
- Problemas do aparelho respiratório: Saco lacrimal “entupido”; Asma, sinusite ou rinite; Constipações e estados gripais; Alergias várias.
- Problemas digestivos: Cólicas e indigestão; Intolerância alimentares; Diarreia e obstipação.
- Eneurese (molhar a cama).
- Problemas do sistema nervoso: Ansiedade; Estados depressivos; Irritabilidade e nervosismo; Hiperatividade e falta de concentração ou atenção; Choro sem razão aparente.
- Problemas diversos: Otites; Dor de dentes (rompimento das gengivas).