É preocupante a falta de Qualidade de Vida da maioria da população portuguesa após os…
A notícia está em vários sites na internet, mas dado o tema e a sua importância, teríamos de frisar este projeto sobre o estado nutricional dos portugueses com mais de 65 anos (Nutrition Up 65). Os dados são alarmantes (recolhidos entre dezembro de 2015 e junho de 2016, com 1500 idosos):
- Taxa de homens com excesso de peso – cerca de 50%; Taxa de obesidade nos homens – 30,6%
- Taxa de mulheres com excesso de peso – 40,3%; Taxa de obesidade nas mulheres – 44,5%
- Mais de um terço da amostra, estavam desidratados, apresentando os homens uma proporção mais elevada (47,1%), em comparação com as mulheres (30,5%);
- A grande maioria dos idosos, mais de 85%, consome sal em excesso, sendo o valor mais alto registado nos homens, 91,8%, ficando as mulheres pelos 80,4%;
- Cerca de sete em cada dez apresenta deficiência em vitamina D, com maior prevalência nas mulheres, com uma percentagem de 72,7%, superior aos 63,7% verificados nos homens.
Segundo o investigador da FCNAUP Rui Valdiviesso, as alterações no estado nutricional têm implicações na fragilidade – associada à uma maior morbilidade e mortalidade nos idosos -, apresentando 20,6% dos idosos sinais desse fator, com uma maior incidência nas mulheres (25,5%) comparativamente aos homens (14%).
É urgente a prevenção! É urgente que a alimentação dos portugueses se modifique, optando por uma alimentação saudável e equilibrada, para que a saúde também seja melhor.