Tratamento do Acne

 

O tratamento é dirigido ao tipo e extensão das lesões, pelo que deve ser precedido de uma consulta médica e posteriormente de consultas de reavaliação.
Os tratamentos disponíveis para as formas menos severas consistem em antibióticos, antimicrobianos tópicos e cremes com retinóides ou outras substâncias com efeito sobre os comedões.

 

Quando as lesões estão controladas, podem utilizar-se peelings e lasers para acelerar a resolução das lesões ou eliminar as cicatrizes.

Nas formas mais severas, o tratamento padrão é a isotretinoína oral. Nas mulheres em idade fértil, a administração deste medicamento obriga a anticoncepção com pílula e uso de preservativo.

A duração média do tratamento é de 6 meses a um ano. No início da medicação pode haver agravamento temporário das lesões, mas a melhoria do Acne torna-se evidente aos 2 meses de tratamento.

O que é o Acne?

É a patologia mais comum em consultas de pele, ocorrendo frequentemente na adolescência. A doença desaparece naturalmente ao fim de alguns anos, mas pode persistir até aos 30 ou 40 anos.
As lesões acneicas atingem a face, pescoço, dorso, peito e mais raramente as nádegas.
O Acne é um dos maiores responsáveis por diminuições da auto-estima e depressões em adolescentes ou jovens adultos, e quando não é tratado pode deixar cicatrizes permanentes.

Como se formam e quais são as lesões de acne?

A lesão básica do Acne consiste num pêlo e na sua glândula sebácea adjacente. Quando o canal excretor destas glândulas está ocluído por restos de células e sebo surgem os microcomedões. A inflamação e a colonização por bactérias são secundárias a essa oclusão.
As primeiras lesões são os comedões fechados (“pontos brancos”) e os comedões abertos (“pontos negros”). As lesões subsequentes são as pústulas e nas formas mais severas de Acne, surgem os nódulos e quistos.

Alguns conceitos sobre o Acne

• O Acne não é causado por falta de limpeza, consumo de chocolates ou de qualquer outro alimento. Estes são os conceitos errados mais comuns entre os pacientes.
• O Acne pode estar relacionado com os ciclos menstruais, gravidez ou uso de pílulas. Há frequentemente agravamento das lesões na ovulação e em períodos de stress (como exames escolares).
• O uso de cosméticos deve ser o menor possível e devem ser retirados à noite.
• Usar protectores solares e produtos “oil free” e evitar “produtos de limpeza de rosto” dispensados sem receita em supermercados, porque podem agravar as lesões.
• Alguns tratamentos para o Acne podem aumentar a sensibilidade ao sol, pelo que a exposição solar intensa deve ser evitada.

Contacte-nos, estamos ao seu dispor.

Escolha a Clínica Em Forma pretendida
Clínica Telheiras    Clínica + Alvalade

Nome

Email

Telefone de contacto

Questão/Comentário