Blog das Clínicas Em Forma: Julho 2009
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Proteja a sua pele este Verão
Os conselhos do nosso dermatologista:
A pele e o Sol
A pele é o maior órgão do corpo humano e a barreira que nos protege de um grande número de agressões físicas, químicas ou infecciosas.
A acção da luz solar sobre a pele, quando excessiva, prolongada e sem utilização de fotoprotecção adequada, provoca o fotoenvelhecimento precoce e cancro de pele. Este último é mais frequente em pessoas com peles mais claras, que queimam sempre com o sol e que nunca ou raramente se bronzeiam. No entanto, mesmo em indivíduos morenos, a exposição persistente e sem cuidados pode provocar cancros de pele e certamente acelera o processo de fotoenvelhecimento.
A intensidade da acção solar é maior no Verão, nas latitudes perto do equador e no meio-dia solar, motivo pelo qual os cuidados a ter com a sua pele devem ser redobrados nesta estação, mas não serem apenas limitados a esta, porque Portugal é um dos países com maior exposição solar da Europa.
A observação destes cuidados permite usufruir do Verão em segurança e sem consequências posteriores para a saúde.
Como proteger a sua pele
A exposição solar deve ser evitada entre as 11 e as 16 horas, horário em que chega mais de 50% da radiação ultravioleta do sol à terra, e devem ser utilizados chapéu e óculos de sol, assim como vestuário que cubra a maior parte da superfície corporal na praia ou em actividades ao ar livre. Na praia, devemos manter-nos o maior tempo possível à sombra e utilizar protector solar, cujo factor não deve ser inferior a 15 ou a 30 e que deve ser aplicado uniformemente no corpo e de 2 em 2 horas, sobretudo se houve mergulhos.
Cuidados a ter em crianças
A protecção solar é responsabilidade dos pais e estes devem promover este hábito nas crianças, como promovem a higiene dental e corporal diária, porque cerca de 70% da exposição solar da vida de um indivíduo ocorre até aos 20 anos.
Os cuidados a ter são semelhantes aos descritos para os adultos, mas as crianças com menos de 6 meses devem evitar a exposição solar e o uso de vestuário e o cumprimento do horário em que se deve estar na praia deve ser ainda mais rigoroso.
Alguns mitos sobre o sol
• Os dias nublados queimam mais: Falso, como as nuvens absorvem os infravermelhos, as pessoas são enganadas pela diminuição do calor e da luminosidade, pelo que se expõem com menor cuidado e desenvolvem queimaduras pelos ultravioletas.
• Debaixo de um chapéu de sol não necessito de usar protector solar: Falso, a areia pode reflectir até 25% da radiação solar e causar assim queimaduras.
• Dentro de água estou protegido do sol: Falso, 40% da luz solar com os seus ultravioletas penetram até 50 cm dentro de água, pelo que a permanência em piscinas ou no mar não oferece protecção contra as queimaduras solares.
Boas férias.
João Borges da Costa, Médico Dermatologista
Consulte a área de Dermatologia e Laser no nosso site.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
A mudança de hábitos também é uma opção sua
Quantas vezes já parou para pensar nos seus hábitos alimentares e comportamentais? Quantas vezes já reflectiu quais são realmente as suas prioridades na vida?
Os hábitos e rotinas adquiridas são o espelho dos nossos pensamentos, agimos de acordo com as nossas prioridades e pensamentos. Somos o que pensamos. Como não nascemos ensinados, em determinado momento da nossa vida decidimos que é altura de mudar e aprender ou reaprender os bons hábitos, e eliminar os maus. No entanto isto só irá acontecer, se nós sentirmos motivados e se tivermos consciência que o primeiro passo a dar é alterar as nossas prioridades e pensamentos. Esta caminhada torna-se mais fácil, se soubermos que tal mudança vai trazer benefícios. A rapidez e eficácia com que isso vai acontecer não é por vezes a que desejamos, as mudanças do estilo de vida são, um processo progressivo, dinâmico, com avanços e imprevistos, que nos fazem por vezes recuar. O importante é encarar os obstáculos de uma forma natural mas excepcional, e não fugir do caminho que nos vai levar até aos objectivos finais. Quando decidimos mudar, o passo mais importante é traçar objectivos reais e estratégias para dar a volta a eventuais obstáculos que surjam.
Não adianta pensarmos que estamos gordos, se depois não fazemos uma análise daquilo que comemos e o que nos levou a comer. Por isso, há que olhar para as nossas prioridades e rever onde devemos concentrar a nossa energia.
UMA NOVA ETAPA: DICAS PARA O SUCESSO
• Faça uma reflexão honesta e enumere quais são as suas 5 prioridades na vida (da maior para a menor), e relacione-as com o tempo que dedica a cada uma, ou seja, a sua vida gira em função de quê?
• Tome consciência de quais serão as suas maiores dificuldades no decorrer da mudança de hábitos comportamentais e alimentares e liste quais as possíveis formas de as contornar;
• Escreva quais os benefícios que a prática de actividade física regular e alimentação saudável vão trazer para a sua saúde (coloque-os visíveis no local que mais frequenta);
• Anote tudo que come, vai ajuda-la (o) a fazer opções mais saudáveis à mesa;
• Coloque bem visíveis as alterações do seu plano alimentar (porta do frigorífico);
• Elimine todas às possíveis tentações do frigorífico e da dispensa, fica mais fácil cumprir as mudanças nos hábitos alimentares;
• Comeu algo que não devia: não se preocupe, mas pare de comer, o que arrasa uma mudança no plano alimentar é a cascata de comportamentos que advêm á seguir a primeira infracção;
• Empanturrou-se de comida: não se culpabilize, apenas faça mexer o seu corpo mais que o habitual;
• Eleja uma mala SOS e encha-a de alimentos saudáveis (fruta, iogurtes com 0% de adição de açucares e matéria gorda, bolachas Maria, bolachas de arroz, barritas de cereais, etc..) e usa-a em caso de fome repentina;
• Concentre-se na hora de comer, faça-o devagar, pousando os talheres a cada garfada;
• Come muitas vezes fora: substitua-a as tradicionais entradas, por saladas, temperadas por si. Prefira pratos grelhados ou cozinhados, evite os molhos, coma fruta à sobremesa e volta á pé para o trabalho;
• Faça seis a sete refeições por dia
• Durma oito horas por dia;
• Não gosta de caminhar ou “não tem tempo”: encontre uma actividade que lhe de prazer (dança, andar de bicicleta ou passear em família);
• A falta de tempo é uma limitação forte, para a sua mudança? Analise com atenção onde gasta todas as horas do seu dia (incluindo o fim de semana)... Poderá surpreender-se com o que vai descobrir!
Com o avançar do tempo estes hábitos passaram a fazer parte de si próprio, do seu quotidiano. E o esforço para continuar com esse novo estilo de vida vai diminuindo.
A escolha é sua!
terça-feira, 21 de julho de 2009
Os diferentes poderes do Tomate
Caracterizado por múltiplos benefícios para a saúde e multifacetado na culinária, o tomate deve ser incluído no plano alimentar, tal como marca o perfil da alimentação mediterrânica. Cientificamente comprovado estão as suas propriedades anticancerígenas, como a sua acção protectora contra o envelhecimento.
Quer seja em saladas, sopas, sumos ou como ingrediente do prato principal, é um dos muitos alimentos a consumir diariamente. Apesar da sua riqueza em diversas vitaminas e minerais, o tomate é de todos os vegetais o que possui maiores quantidades de licopeno, um pigmento da família dos caroténoides, que lhe confere a cor vermelha característica. Não sendo produzido pelo organismo, o licopeno só pode ser obtido através de fontes externas. Designado como um fitoquímico ou fitonutriente (compostos químicos biologicamente activos de ocorrência natural nos vegetais), o licopeno é possuídos de um dos maiores benefícios para a saúde, acção antioxidante, ou seja, actua como um removedor de radicais livres, evitando a degeneração e a morte sãs células. Um boa nova para os indivíduos do sexo masculino, uma vez que a sua acção antioxidante actua na prevenção do cancro da próstata. A sua acção não se limita apenas a prevenção do cancro, mas também ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento, pois protege a pele da acção nociva dos raios ultra violetas. Com a sua riqueza em potássio, magnésio, fósforo e ferro, conseguimos um aliado no controlo da tensão arterial, das contracções musculares, da saúde das artérias e da manutenção dos líquidos celulares. Pela sua riqueza em minerais, é característico do tomate o seu efeito remineralizante e diurético. Ao mesmo tempo auxilia na hidratação e na regulação da temperatura corporal. É igualmente rico em oligoelementos tais como: zinco, cobalto, boro, flúor, bromo e iodo. Muito útil para os indivíduos que se preocupam com a gestão do peso, uma vez que este vegetal é possuidor de um baixo valor calórico (19 calorias por 100g), que é reflexo da sua composição ser maioritariamente água 95% e apenas 4% de hidratos de carbono. Uma curiosidade observada nos últimos estudos é que, o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, este fitonutriente é melhor absorvido pelo organismo quando submetido ao calor, quer nos cozinhados feitos em casa ou mesmo durante o processo industrial. Aproveite o que de melhor tem o tomate, usufrua ao máximo deste vegetal, e não se iniba na utilização da polpa de tomate. O processo industrial não é mais do que o reflexo da preparação culinária feita em casa, assim sendo o licopeno não é destruído, mantendo todos os benefícios nutricionais indispensáveis para o organismo.
Quantidade de Licopeno por 100g
• Polpa de tomate (7,9mg).
• Tomate triturado (16,5mg), elevada quantidade, possui para além da polpa a pele do tomate.
• Concentrado de tomate (33,2mg), maior quantidade de licopeno, foi retirada a água.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Mais tomate, mais ganhos de saúde
Ingerindo os alimentos certos, esta a caminhar na direcção da prevenção de certas doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro e o retardar do envelhecimento das células.
Sabia que um terço dos cancros está relacionado com os maus hábitos alimentares? E mais a culpa é nossa, dos novos estilos de vida, como uma alimentação cada vez mais deficitária em nutrientes benéficos ao organismo. Para tentar combater tal proporção a Organização Mundial de Saúde (OMS), reforça cada vez mais a necessidade de incluir no plano alimentar a ingestão de cinco porções de frutas e vegetais diárias, com o objectivo de reduzir em 50% os casos de cancro. Os fitonutrientes que actuam como sistemas naturais de defesa e dão cor aos alimentos são de uma importância extrema para retardar as marcas do envelhecimento, das doenças cardiovasculares, da diabetes, do colesterol e mesmo da obesidade.
Siga a nova rodas dos alimentos como orientadora da sua alimentação e ganhe uma nova rota para a sua saúde.
Composição Nutricional
• Composto essencialmente por água (95%);
• 19 Calorias por 100g de produto;
• Licopeno (média de 3,31mg em 100g de produto);
• Vitaminas A e B;
• Minerais indispensáveis (fósforo, potássio, acido fólico, cálcio e frutose).
Dicas para a sua utilização culinária
• Tomate bem vermelhinho, maior quantidade de licopeno e a concentração deste antioxidante. Assim escolha o tomate bem vermelho, fechado com o pedúnculo verde, isento de talos.
• Evite o tomate verde, porque tal como as batatas verdes podem conter elevados níveis de toxicidade.
• Faz boa combinação com a cebola, estragão, salsa, manjericão, alho, limão, tomilho, orégãos e cominhos.
• Saboroso quando envolvido em azeite (favorece a absorção do licopeno), pimenta e beringela.
• Junte outros vegetais ao tomate, quanto mais colorido estiver o prato melhor.
Dicas de conservação
• Tomate maduro, maior fragilidade. A temperatura ideal situa-se entre os 6ºC e os 11ºC, temperaturas inferiores param o amadurecimento e proporcionam a perda de sabor.
• Os fracos de polpa de tomate, uma vez abertos devem permanecer no frigorífico. Para prolongar a vida útil da polpa evite o contacto com o ar, isolando-a com um fio de azeite a superfície.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Unibanco Shopping
Aderimos à rede de lojas exclusivas Unibanco Shopping.
Mais uma vantagem muito interessante para os clientes EM FORMA e uma NOVA vantagem para os milhares de utilizadores de cartão Unibanco.
Agora, sempre que fizer um pagamento nas Clinicas EM FORMA com o cartão UNIBANCO receberá posteriormente um cheque no valor de 15% do pagamento efectuado, de acordo com as normas UNIBANCO Shopping.
Por Si, Para Si,
Fazemos o Melhor
Para estar EM FORMA
Últimos textos
- O que é a Lipocavitação?
- Proteja a sua pele este Verão
- A mudança de hábitos também é uma opção sua
- Os diferentes poderes do Tomate
- Mais tomate, mais ganhos de saúde
- Unibanco Shopping
- Água, sua companheira diária
- Andreia Rodrigues, a candidata portuguesa a Miss M...
- Descodificar Rótulos - DietoShopping
- Para a Mãe mais Bela do Mundo. Promoção Dia da Mãe...


com mais de
Se pretender marcar uma consulta numa das nossas clínicas, pode fazê-lo por telefone, entre as 9 e as 21 horas.